Festival promovido pela AEB e pelo Município de Amares dinamiza economia regional
10 Fev 2024
A 20.ª edição do Festival das Papas de Sarrabulho de Amares abriu portas na manhã deste sábado, estendendo-se até ao dia 13 de fevereiro no recinto do mercado municipal. A abertura do certame organizado pela Associação Empresarial de Braga e pela Câmara Municipal de Amares, contou com a presença várias entidades e associações da região.
Na inauguração do festival gastronómico, o Presidente da AEB, Daniel Vilaça, salientou as grandes expectativas para a 20.ª edição do festival, reforçando a importância do certame para a dinamização económica do território.
“O Festival das Papas de Sarrabulho, em termos económicos, assegura um grande retorno económico, que se reflete também em praticamente todo o sector da restauração do concelho”, afirmou.
Olhando para a edição de 2023, Daniel Vilaça acrescentou, ainda, que o objetivo passa por acompanhar o crescimento constante que se tem vindo a verificar. “Esperamos atrair mais de 30 mil visitantes ao concelho e, assim, gerar um volume de negócios na ordem dos 500 mil euros”, salientou.
Manuel Moreira acrescentou que “nestes 10 o certame tornou-se o maior cartaz turístico de Amares”, sendo este evento, atualmente, o maior chamariz para atrair visitantes à região. Por sua vez, a representar a entidade ‘Porto e Norte de Portugal’, Inácio Ribeiro, elogiou a iniciativa, afirmando que “são as pessoas que dão alma e identidade ao longo do tempo com as suas caraterísticas e potenciam as suas qualidades para o desenvolvimento do concelho apostando na criação de produtos de excelência como é o caso do Festival de Papas de Amares”.
Nesta edição, a tenda onde decorre o Festival de Papas de Sarrabulho acolhe cinco restaurantes do concelho, para além de uma série de produtores agrícolas, doçaria, azeite e artesanato local. No recinto do Festival, para além da degustação das papas de sarrabulho, há possibilidade de provas de vinhos de produtores amarenses.