Póvoa de Lanhoso lança “e-póvoa” e aposta num comércio local mais digital, próximo e sustentável

21 Jul 2025

Foi apresentado no passado dia 16 de julho, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, o Bairro Comercial Digital “e-póvoa”, uma plataforma inovadora que alia tradição e tecnologia para impulsionar o comércio local. A iniciativa resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Associação Empresarial de Braga (AEB), e representa um marco no processo de modernização do tecido económico local.

O evento reuniu comerciantes, representantes institucionais e cidadãos, num momento de afirmação coletiva em torno do futuro do comércio de proximidade. Daniel Vilaça, presidente da AEB, destacou que este projeto “é o reflexo de uma visão partilhada entre a AEB e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso: a de que a inovação tecnológica deve estar ao serviço das pessoas, das empresas e das comunidades”.

O “e-póvoa” integra o programa nacional dos Bairros Comerciais Digitais e representa um investimento de cerca de 950 mil euros. Mais do que uma plataforma tecnológica, o projeto é apresentado como “um ecossistema de proximidade, que pretende reforçar a identidade do comércio local, ao mesmo tempo que o projeta para os desafios e oportunidades da nova economia digital”, referiu Daniel Vilaça.

Entre os objetivos centrais estão a promoção da presença digital dos negócios locais, a criação de canais diretos de comunicação entre comerciantes e clientes, o estímulo ao consumo responsável, e a valorização da autenticidade dos produtos e serviços da região. Tudo isto com uma aposta clara na sustentabilidade, inclusão e bem-estar da comunidade.

Daniel Vilaça reforçou ainda que “mais importante do que o valor financeiro, é o valor humano que aqui está presente. Porque esta transição digital não se faz sozinha. Exige formação, acompanhamento, investimento e, acima de tudo, confiança”. “É precisamente essa confiança que hoje aqui celebramos. A confiança de que, juntos, podemos construir um comércio mais forte, mais competitivo e mais preparado para o futuro”, acrescentou.

A concluir, deixou também uma mensagem de incentivo aos comerciantes: “Este é o vosso projeto. É por vós e convosco que ele foi pensado. E estaremos ao vosso lado em cada etapa deste caminho. Porque acreditamos que o comércio local é mais do que uma atividade económica, é uma expressão da nossa cultura, da nossa identidade e da nossa capacidade de inovar.”

O “e-póvoa” assinala o início de uma nova etapa na vida comercial do município, onde a tecnologia se coloca ao serviço das pessoas, e o digital se torna ferramenta para um futuro mais próximo, mais sustentável e mais próspero para todos.

Próximos cursos
Agenda
HOPEN – Braga Beer Festival
29 de Maio, 2026 ~ 31 de Maio, 2026
Primeira Hora com Negócios
3 de Junho, 2026
Moda Braga | Coleção Primavera/Verão 2026
3 de Junho, 2026
Workshop AEB | Porque o seu negócio não cresce e o que fazer nos próximos 90 dias
9 de Junho, 2026
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.