Projeto NIMBLE: Inovação e sustentabilidade na logística urbana de Braga

24 Out 2024

Foi, hoje, apresentado o projeto piloto NIMBLE, uma iniciativa da Câmara Municipal de Braga, financiada pelo EIT Urban Mobility, que conta com a parceria da Associação Empresarial de Braga (AEB).  A conferência, contou com a presença do Diretor-Geral da AEB e da Vereadora da Câmara Municipal de Braga, Olga Pereira, que destacaram o impacto transformador que este projeto pode ter na logística urbana da cidade.

O NIMBLE visa revolucionar a distribuição urbana de mercadorias com a instalação de cacifos inteligentes no Centro Coordenador de Transportes de Braga. A partir destes pontos, as encomendas serão recolhidas e entregues de forma sustentável por bicicletas, operadas pela equipa da BiciCultura Braga.

“Esta solução inovadora procura combater o congestionamento, reduzir a poluição e melhorar a mobilidade no centro histórico, proporcionando ao mesmo tempo um serviço logístico eficiente e adaptado às pequenas empresas”, explicou o Diretor-Geral da AEB.

Sublinhando as vantagens do projeto, nomeadamente a “rapidez nas entregas, a possibilidade de receber encomendas em horários alargados, e os benefícios ambientais relevantes”, Rui Marques desafiou os comerciantes a experimentarem esta solução.

“Braga está na vanguarda do que de melhor se faz na Europa em termos de inovação logística. O NIMBLE valoriza a imagem urbana de Braga, elevando a cidade e o seu comércio “, concluiu.

Olga Pereira destacou também a importância da iniciativa por aliar inovação e sustentabilidade, dois pilares essenciais para o futuro das cidades. “O modelo de entrega por bicicletas não só contribui para a redução das emissões de dióxido de carbono e outros poluentes, como também melhora a fluidez do tráfego e a qualidade de vida nas áreas urbanas”, frisou.

Atualmente, 15 comerciantes já aderiram ao NIMBLE, mas a vereadora manifestou confiança de que esse número aumentará. “Esperamos que este projeto possa resolver problemas logísticos nos centros urbanos e criar alternativas viáveis para os lojistas, com a possibilidade de expansão caso o piloto seja um sucesso”.

André Silva, proprietário da loja Palhusca, também partilhou a sua experiência enquanto aderente. “É uma solução vantajosa para todos. Acredito que todos ganhamos com esta nova solução”, afirmou.

Este projeto piloto surge num momento em que o combate à poluição e o descongestionamento das cidades são mais urgentes do que nunca. Ao adaptar as necessidades logísticas das pequenas empresas aos desafios de saúde pública e sustentabilidade, o NIMBLE posiciona Braga na vanguarda das cidades que adotam práticas inovadoras para melhorar o seu ambiente urbano.

Próximos cursos
Agenda
Webinar | Automatização e Eficiência Operacional
19 de Março, 2025
Workshop de Capacitação | Internacionalizar o Seu Negócio
26 de Março, 2025
Conferência | Impulso Digital - Capacitar para escalar
27 de Março, 2025
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.