AEB antecipa impacto económico de 14 milhões de euros na Semana Santa de Braga
27 Fev 2025

A Semana Santa de Braga foi oficialmente apresentada esta quinta-feira, na Sé de Braga, reafirmando-se como um dos momentos mais emblemáticos da cidade. De 13 a 20 de abril, Braga volta a viver a intensidade das suas celebrações religiosas e culturais, atraindo milhares de visitantes e dinamizando a economia local.
Na conferência de imprensa marcaram presença diversas entidades envolvidas na organização e promoção da Semana Santa, incluindo Daniel Vilaça, Presidente da AEB, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Marco Sousa, da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Bernardo Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Fernando Rodrigues, provedor da Irmandade de Santa Cruz, Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, e o Cónego Avelino Marques Amorim, presidente da Comissão da Semana Santa.
A AEB – Associação Empresarial de Braga, como tem sido habitual, é um dos promotores deste evento, incentivando a participação ativa do setor económico local e reforçando a sua importância no contexto turístico e comercial. Durante a conferência de imprensa, o presidente da AEB sublinhou o impacto significativo da Semana Santa na economia da cidade, destacando a singularidade deste evento, que une espiritualidade, fé, tradições seculares, cultura e turismo. “Braga, com a sua história e riqueza patrimonial, acolhe todos os que procuram momentos de paz, introspeção, lazer e experiências memoráveis”, afirmou.
Refletindo sobre o crescimento do evento e os resultados das edições anteriores, o presidente da AEB revelou que, em 2023, a Semana Santa gerou um impacto económico de 13 milhões de euros, o maior de sempre. No entanto, devido às condições meteorológicas adversas que provocaram o cancelamento das três principais procissões, registou-se uma queda de 35% em comparação com 2024. Apesar disso, o consumo durante o período da Semana Santa aumentou cerca de 8 milhões de euros em relação às semanas anteriores.
Perante este contexto, Daniel Vilaça enalteceu a preocupação da Comissão da Semana Santa em estabelecer um “plano B” para enfrentar eventuais condições meteorológicas adversas, garantindo que os visitantes possam desfrutar da programação ao máximo. Nesse sentido, e olhando para o futuro, o presidente da AEB apontou as previsões para 2025:
“Atendendo ao contexto macroeconómico em Portugal e na Europa, a AEB prevê um crescimento moderado face a edição de 2023, apontando para um impacto económico a rondar os 14 milhões de euros. Em termos turísticos, com a oferta hoteleira atual, é nossa convicção que durante a Semana Santa se registe um acréscimo de cerca de 20 mil dormidas face à média semanal que se regista ao longo do ano – cerca de 13 mil dormidas”, afirmou.
O presidente da AEB lançou, ainda, um desafio aos empresários locais, incentivando-os a decorar os seus estabelecimentos com elementos alusivos à Semana Santa e a desenvolver produtos e serviços específicos para enriquecer a experiência de residentes e turistas. “A todos os bracarenses, deixo uma mensagem de orgulho e esperança. Orgulho por pertencermos a uma cidade que preserva e valoriza as suas tradições, e esperança num futuro em que continuaremos a celebrar a nossa identidade e a nossa fé de forma autêntica e vibrante”, concluiu.
A Semana Santa de Braga 2024 apresenta um programa diversificado que, para além das tradicionais procissões, inclui concertos, exposições e conferências, reforçando o seu carácter cultural e religioso e consolidando a cidade como um dos principais destinos turísticos nacionais nesta época do ano. O programa completo das Solenidades da Quaresma e Semana Santa pode ser consultado em: https://semanasantabraga.com